Comemoração dos povos indígenas
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira, 5º ano A. Escola Municipal do Campo de Witmarsum.
No dia 19 de abril, comemora-se o dia da valorização dos povos indígenas, e a turma do 5º ano A, aprenderam muitos conhecimentos novos e interessantes sobre a cultura indígena.
Como início das atividades os alunos foram instigados a entrevistar familiares se conheciam alguma palavra de origem indígena, assim os alunos entregaram vários vídeos onde além das palavras dos familiares, muitos explicaram a origem e o significado das palavras, a maioria de origem Tupi.
A partir da pesquisa realizada em casa, em sala foi relembrando da história de opressão e perseguição aos índios. Fazendo assim entender e valorizar os indígenas na formação do povo brasileiro.
Então a professora fez a leitura do livro “O Tupi que você fala” de Claudio Fragata, os alunos perceberam que muitas palavras do nosso dia a dia são de origem Tupi, como pipoca, paçoca, peteca, guri, jabuticaba, pitanga, tamanduá, arara entre muitas outras.
Em forma de brincadeira, a professora propôs um jogo Lince onde sorteava-se uma palavra Tupi e os alunos deveriam procurar rapidamente a palavra no dicionário, ler a explicação e colocar a palavra no banco de imagens. A brincadeira rendeu muita concentração, diversão, euforia e vontade de encontrar a palavra para ganhar pontos.
E para completar a aprendizagem, foi passado um vídeo com muitas informações, sobre de como o homem branco dominou as terras do Brasil, como foram dizimados, religiosidade, ordem social, cultura e formas artísticas de pintura corporal.
Assim em sala os alunos fizeram rascunhos de grafismos indígenas, e depois com as tintas guache de cores preta e vermelha, os alunos desenharam nos seus braços esses traços da cultura que deve ser respeitada e valorizada.
No dia 19 de abril, comemora-se o dia da valorização dos povos indígenas, e a turma do 5º ano A, aprenderam muitos conhecimentos novos e interessantes sobre a cultura indígena.
Como início das atividades os alunos foram instigados a entrevistar familiares se conheciam alguma palavra de origem indígena, assim os alunos entregaram vários vídeos onde além das palavras dos familiares, muitos explicaram a origem e o significado das palavras, a maioria de origem Tupi.
A partir da pesquisa realizada em casa, em sala foi relembrando da história de opressão e perseguição aos índios. Fazendo assim entender e valorizar os indígenas na formação do povo brasileiro.
Então a professora fez a leitura do livro “O Tupi que você fala” de Claudio Fragata, os alunos perceberam que muitas palavras do nosso dia a dia são de origem Tupi, como pipoca, paçoca, peteca, guri, jabuticaba, pitanga, tamanduá, arara entre muitas outras.
Em forma de brincadeira, a professora propôs um jogo Lince onde sorteava-se uma palavra Tupi e os alunos deveriam procurar rapidamente a palavra no dicionário, ler a explicação e colocar a palavra no banco de imagens. A brincadeira rendeu muita concentração, diversão, euforia e vontade de encontrar a palavra para ganhar pontos.
E para completar a aprendizagem, foi passado um vídeo com muitas informações, sobre de como o homem branco dominou as terras do Brasil, como foram dizimados, religiosidade, ordem social, cultura e formas artísticas de pintura corporal.
Assim em sala os alunos fizeram rascunhos de grafismos indígenas, e depois com as tintas guache de cores preta e vermelha, os alunos desenharam nos seus braços esses traços da cultura que deve ser respeitada e valorizada.
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