Literatura brasileira

Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A, 24 alunos, Escola Municipal do Campo de Witmarsum.



Os alunos da turma do 5º ano A da escola municipal do Campo de Witmarsum, a cada duas semanas tem uma aula, em que visitam a biblioteca “Melita Kliewer” situada no Colégio Estadual Fritz Kliewer. Nessas aulas os alunos tem o contato com inúmeros livros de autores estrangeiros e brasileiros, onde podem escolher até duas obras para serem emprestadas e lidas durantes os quatorze dias.

Ao assistirem as videoaulas do projeto Vamos ler sobre a vida e obra de Paulo Leminski e Machado de Assis, com a intervenção da professora começaram a refletir sobre os escritores brasileiros presentes na literatura infantil.

Assim, em uma das visitas, depois das videoaulas os alunos começaram a procurar especificamente pelos autores brasileiros, e entre eles os alunos descobriram que muitos dos livros favoritos são de escritores brasileiros como Monteiro Lobato, com as histórias do sítio do Pica-pau Amarelo, Ruth Rocha, com o famoso Marcelo Marmelo Martelo, Cecília Meireles, Tatiana Belisnky (nascida russa, naturalizada brasileira) , Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ziraldo com o personagem mais maluco o Menino Maluquinho. E claro o mais amado dos livros que não é bem livro, mas uma excelente leitura com as histórias em quadrinhos de Mauricio de Souza com toda a turma da Mônica.

E em sala, fazendo o aproveitamento das escolhas dos livros os alunos são orientados a manter uma ficha de leitura com os detalhes da leitura. Com título, personagens, local, opinião sobre o livro e um resumo breve da história, para treinar a leitura, interpretação e compreensão. Essa atividade tem se demonstrado muito rica, pois os alunos tem se dedicado muito a essa tarefa para poderem manter o máximo de livros no arquivo das fichas.

Então com o objetivo voltado para os escritores, o olhar na última visita à biblioteca foi para os escritores nacionais os alunos emprestaram livros procurando pelos autores. Após a leitura e a produção das fichas literárias, constataram que entre os colegas muitos já estavam fazendo suas escolhas de leitura e as fichas dos mesmos escritores brasileiros sempre seguindo a mesma linha literária.

E após uma pesquisa, sobre os escritores nacionais, descobriu-se que no dia 25 de julho é comemorado Dia Nacional do Escritor. Assim, em homenagem a tantas histórias, os alunos comemoram mergulhando nos milhares de universos da literatura infanto juvenil.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Pirâmide sanduíche – aprendendo a comer de verdade.