Literatura brasileira

Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A, 24 alunos, Escola Municipal do Campo de Witmarsum.



Os alunos da turma do 5º ano A da escola municipal do Campo de Witmarsum, a cada duas semanas tem uma aula, em que visitam a biblioteca “Melita Kliewer” situada no Colégio Estadual Fritz Kliewer. Nessas aulas os alunos tem o contato com inúmeros livros de autores estrangeiros e brasileiros, onde podem escolher até duas obras para serem emprestadas e lidas durantes os quatorze dias.

Ao assistirem as videoaulas do projeto Vamos ler sobre a vida e obra de Paulo Leminski e Machado de Assis, com a intervenção da professora começaram a refletir sobre os escritores brasileiros presentes na literatura infantil.

Assim, em uma das visitas, depois das videoaulas os alunos começaram a procurar especificamente pelos autores brasileiros, e entre eles os alunos descobriram que muitos dos livros favoritos são de escritores brasileiros como Monteiro Lobato, com as histórias do sítio do Pica-pau Amarelo, Ruth Rocha, com o famoso Marcelo Marmelo Martelo, Cecília Meireles, Tatiana Belisnky (nascida russa, naturalizada brasileira) , Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ziraldo com o personagem mais maluco o Menino Maluquinho. E claro o mais amado dos livros que não é bem livro, mas uma excelente leitura com as histórias em quadrinhos de Mauricio de Souza com toda a turma da Mônica.

E em sala, fazendo o aproveitamento das escolhas dos livros os alunos são orientados a manter uma ficha de leitura com os detalhes da leitura. Com título, personagens, local, opinião sobre o livro e um resumo breve da história, para treinar a leitura, interpretação e compreensão. Essa atividade tem se demonstrado muito rica, pois os alunos tem se dedicado muito a essa tarefa para poderem manter o máximo de livros no arquivo das fichas.

Então com o objetivo voltado para os escritores, o olhar na última visita à biblioteca foi para os escritores nacionais os alunos emprestaram livros procurando pelos autores. Após a leitura e a produção das fichas literárias, constataram que entre os colegas muitos já estavam fazendo suas escolhas de leitura e as fichas dos mesmos escritores brasileiros sempre seguindo a mesma linha literária.

E após uma pesquisa, sobre os escritores nacionais, descobriu-se que no dia 25 de julho é comemorado Dia Nacional do Escritor. Assim, em homenagem a tantas histórias, os alunos comemoram mergulhando nos milhares de universos da literatura infanto juvenil.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer entrar para tomar uma xícara de café?

Conhecimentos do 1º Trimestre numa competição