Gestão das Emoções

Professora Ana Quéren do Valle dos Santos, 4º ano. Escola Municipal do Campo de Witmarsum.


A atividade interdisciplinar com o tema "Gestão das Emoções" foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar aos alunos momentos de reflexão, autoconhecimento e expressão emocional, promovendo o desenvolvimento da empatia e da inteligência emocional.

A proposta teve início com um debate em sala sobre o que são emoções e como elas se manifestam em diferentes situações. Como primeira atividade, os alunos foram convidados a realizar uma pesquisa com pais, familiares, amigos e demais membros da comunidade escolar. O intuito era compreender como as pessoas expressam suas emoções diante de situações como receber um elogio ou presenciar uma injustiça. As respostas foram diversas e muito ricas, e os alunos demonstraram entusiasmo ao compartilhar suas descobertas com os colegas.

Em continuidade, os estudantes assistiram ao vídeo “As quatro emoções base”, produzido pelo projeto Vamos Ler em parceria com a terapeuta Maria Angélica. A videoaula foi fundamental para aprofundar o entendimento sobre as emoções básicas — raiva, tristeza, felicidade e medo — e sobre como podemos agir e reagir diante dessas manifestações emocionais.

Posteriormente, foram apresentados dois curtas-metragens: "A Senhora e os Biscoitos" e "Jinky Jenkins & Lucky Lou". Os filmes foram escolhidos com o objetivo de estimular a identificação das emoções básicas nos personagens e de analisar como cada um lidava com elas. Após a exibição, foi promovida uma roda de conversa para que os alunos compartilhassem suas percepções, sentimentos e opiniões a respeito das histórias.

Para finalizar a atividade, os alunos realizaram uma composição artística inspirada no estilo grafite. Nessa produção, utilizaram cores para representar os sentimentos, assim como no filme Divertidamente, em que cada emoção é representada por uma cor: vermelho (raiva), amarelo (felicidade), azul (tristeza) e roxo (medo). A proposta foi uma forma criativa e sensível de permitir que os alunos externalizassem suas emoções por meio da arte, respeitando sua individualidade e vivências.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura brasileira

Conhecimentos do 1º Trimestre numa competição

Quer entrar para tomar uma xícara de café?