Tema polêmico é amplamente discutido em sala
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A. Escola Municipal do Campo de Witmarsum.
Os alunos da turma do 5º ano A da Escola Municipal de Witmarsum nos estudos de gêneros textuais jornalísticos se depararam com um tema muito polêmico e de muita divergência na sociedade, o uso de celular pelas crianças na escola.
Após assistir a vídeo aula do projeto Vamos Ler, sobre o combate as “fake news”, os alunos falaram como poderiam verificar a veracidade das notícias, assim com dicas do vídeo aula, eles discutiram vários temas que já tiveram acesso e pontuaram os que eram fatos e quais viram que realmente eram falsos.
E foi levantado um tema muito polêmico sobre os pontos positivos e negativos do uso de celular pelas crianças na escola e em casa. Assim a professora organizou um debate, primeiramente os alunos deveriam de criar um texto com o tema, com a opinião dos alunos e com o argumento para dar credibilidade a opinião de cada um.
Então a turma depois de discutir bastante, foi dividida em dois grupos um a favor do uso e um contra. Cada grupo tendo que levantar questões positivas e negativas ao tema variando o máximo possível os argumentos.
No início muito tímidos ao falar perante a turma apenas levantaram os argumentos, mas a partir do momento que poderiam discutir, as vozes se elevaram e os ânimos ficaram exaltados, cada grupo falando alto com fatos e dados muito relevantes.
Chegando à conclusão em que há muitas notícias falsas e outras verdadeiras, os alunos concluíram que o uso do aparelho é importante para o dia a dia, como pagamentos, busca de informações, guia de trânsito entre outros. Mas que o uso excessivo em redes sociais e jogos de vídeo game não são bons para a aprendizagem, e um fato que chamou muito a atenção foi de que crianças em momentos de tédio são muito mais criativas, aproveitando o tempo criando brincadeiras que não envolvem telas.
Assim os alunos com um tema polêmico tiveram grande aprendizagens.
Os alunos da turma do 5º ano A da Escola Municipal de Witmarsum nos estudos de gêneros textuais jornalísticos se depararam com um tema muito polêmico e de muita divergência na sociedade, o uso de celular pelas crianças na escola.
Após assistir a vídeo aula do projeto Vamos Ler, sobre o combate as “fake news”, os alunos falaram como poderiam verificar a veracidade das notícias, assim com dicas do vídeo aula, eles discutiram vários temas que já tiveram acesso e pontuaram os que eram fatos e quais viram que realmente eram falsos.
E foi levantado um tema muito polêmico sobre os pontos positivos e negativos do uso de celular pelas crianças na escola e em casa. Assim a professora organizou um debate, primeiramente os alunos deveriam de criar um texto com o tema, com a opinião dos alunos e com o argumento para dar credibilidade a opinião de cada um.
Então a turma depois de discutir bastante, foi dividida em dois grupos um a favor do uso e um contra. Cada grupo tendo que levantar questões positivas e negativas ao tema variando o máximo possível os argumentos.
No início muito tímidos ao falar perante a turma apenas levantaram os argumentos, mas a partir do momento que poderiam discutir, as vozes se elevaram e os ânimos ficaram exaltados, cada grupo falando alto com fatos e dados muito relevantes.
Chegando à conclusão em que há muitas notícias falsas e outras verdadeiras, os alunos concluíram que o uso do aparelho é importante para o dia a dia, como pagamentos, busca de informações, guia de trânsito entre outros. Mas que o uso excessivo em redes sociais e jogos de vídeo game não são bons para a aprendizagem, e um fato que chamou muito a atenção foi de que crianças em momentos de tédio são muito mais criativas, aproveitando o tempo criando brincadeiras que não envolvem telas.
Assim os alunos com um tema polêmico tiveram grande aprendizagens.
Comentários
Postar um comentário