Árvore Ipê: Um Orgulho Nacional

Professora Ana Quéren do Valle dos Santos, 4º ano. Escola Municipal do Campo de Witmarsum.

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e da preservação da flora, a turma do 4º ano assistiu a um vídeo do site Vamos Ler, intitulado "Como Cuidar do Meio Ambiente". Durante o vídeo, diversos tópicos foram abordados, despertando a curiosidade dos alunos, o consumo consciente de energia e, principalmente, o plantio e a manutenção das árvores, foram os tópicos que mais chamaram atenção dos pequenos.

Acredito que o grande interesse da turma pelo tema se deve às características culturais da escola, que, por estar localizada no campo, proporciona uma convivência constante com a natureza.

Desenvolvimento da Atividade

Após assistirem ao vídeo, os alunos realizaram uma pesquisa em casa sobre as árvores nativas brasileiras e a situação da preservação dessas espécies. Ao retornarem com suas pesquisas prontas, promovemos um debate em sala sobre os resultados, o que despertou preocupação na turma, pois a situação da flora brasileira tem sido um tema recorrente devido aos constantes incêndios florestais.

Alguns alunos compartilharam com os colegas notícias recentes sobre a baixa qualidade do ar, relacionando o problema à queima de árvores e à emissão de fumaça na atmosfera. Esse momento de reflexão reforçou a necessidade de preservar o meio ambiente e a importância da conscientização desde cedo.

Dando continuidade à atividade, na aula de Matemática, construímos uma tabela estatística para analisar os resultados das pesquisas realizadas. Os alunos identificaram quais árvores nativas foram mais mencionadas e sua relação com o país e o estado. O resultado foi o seguinte:

• 2º lugar: Pinheiro-Araucária (Araucaria angustifolia), árvore nativa do Paraná.

• 1º lugar: Ipê (Handroanthus), líder nas pesquisas da turma.

O Ipê foi declarado Flor Nacional do Brasil em 1961 pelo presidente Jânio Quadros, devido à sua beleza e relevância para o país. Dessa forma, os alunos decidiram que o Ipê seria a árvore escolhida para a proposta de composição artística.

A proposta consistiu na criação de um cartaz com um mosaico do Ipê como elemento central. Para realizar a atividade, os alunos recortaram papéis coloridos retirados de revistas e jornais antigos, que foram utilizados na composição/colagem da obra de arte (mosaico)

Em seguida, organizaram-se em grupos para a montagem do mosaico, dando vida aos ipês de diferentes cores, representando a diversidade das espécies encontradas em nosso país.

Os alunos ficaram satisfeitos com o resultado das obras e, empolgados, decidiram organizar uma exposição para que outros estudantes pudessem apreciar e compartilhar desse orgulho nacional: o Ipê.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecimentos do 1º Trimestre numa competição

Literatura brasileira

Você fala Tupi?