Descobrindo o Café

Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A. Escola Municipal do Campo de Witmarsum.


Os alunos da turma do 5º ano A da escola municipal do Campo de Witmarsum, instigados pela curiosidade da origem do café fizeram uma pesquisa sobre a planta, como é cultivado, como é produzido e como é uma das bebidas mais consumidas no mundo.

Após as pesquisas com muito conteúdo em mãos, compartilharam as informações e produziram cartazes em forma de mapa metal com as informações mais relevantes.

Entre elas que o café precisa ser cultivado em locais de temperatura média de 18ºC, e a origem é africana, especificamente da Etiópia. A bebida só perde em consumo para a água. E o café está relacionado aqui no Brasil a momentos em redor da mesa em família.

Assim a pesquisa seguiu um rumo diferente, relembrando momentos e memórias afetivas de hora do café. Então o aluno representante da turma iniciou uma série de entrevistas entre os grupos perguntando das memórias geradas em torno dos momentos de café da manhã, da tarde ou momentos que a família se reúne em torno da mesa.

As respostas foram bem diversas com pai, mãe, avós, amigos ou com alimentos consumidos durante a refeição como pão, bolachas, pão de queijo, e até tomar café enquanto joga x-box. Mas entre todas as frases a que gerou muitas risadas foi do próprio representante dizendo: “A lembrança do café da manhã é que eu só tomo Nescau!”

A pesquisa e os trabalhos geraram muitas outras curiosidades que durante o ano iremos nos aprofundar.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Pirâmide sanduíche – aprendendo a comer de verdade.