Estudando e debatendo desigualdade social

Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A. Escola Municipal do Campo de Witmarsum.

Um assunto muito polêmico na turma do 5º ano da Escola Municipal do Campo de Witmarsum é a desigualdade social no Brasil. Como um dos componentes curriculares, a desigualdade social é um assunto que deve ser compreendido e estudado na disciplina de geografia.

Entre o estudo, a análise de gráficos e mapas que mostram as grandes diferenças no Brasil na área de educação, saúde, expectativa de vida, trabalho e moradia, vê-se o quanto a renda das famílias influencia no futuro.

Propôs-se então em grupos, pesquisarem e produzirem cartazes com essas diferenças e o ponto comum para tratar desse problema. Os grupos então se apresentaram diante a turma, e durante as apresentações os alunos expressaram o conhecimento e a opinião em como a educação é fundamental para se ter um bom futuro. Como a saúde tem influência direta em se ter uma expectativa de vida melhor, e para se ter boa educação e boa saúde é fundamental ter um emprego digno que pode proporcionar qualidade de vida.

Então, depois com os cartazes em mãos, escolheram alguns colegas para expressar os conhecimentos adquiridos em uma dinâmica de produzir um Podcast.

O Podcast é um dos infinitos meios de comunicação para repassar temas polêmicos de interesse do público. Os alunos mais expressivos se divertiram ao repassar os conhecimentos em forma de debate.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Pirâmide sanduíche – aprendendo a comer de verdade.