Estudo e brincadeira com gêneros textuais!
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A, Escola Municipal do Campo de Witmarsum
Os alunos da turma do 5º ano da escola municipal do Campo de Witmarsum, tem com uma das características a curiosidade e a vontade de aprender. Entre essas curiosidades foi apresentado a enorme quantidade de gêneros textuais presentes no nosso dia a dia.
O Gênero textual, são textos variados, que exercem uma função específica de acordo com o uso empregado no dia a dia. Podemos citar o verbete de dicionário, bula, e-mail, cartum, diário, notícia, fábula, bilhetes, cartas, poemas, receitas, contos, biografia, informativo, tirinhas, anedotas, entre outros.
Como forma de estudo para as avaliações externas, onde é importante o conhecimento dos gêneros textuais, foi trabalhado em sala um jogo de memória com diversos tipos de textos e para quê cada um se destina. Um conjunto de cartas com a imagem e o nome do gênero textual, e o seu respectivo par com a descrição completa e sua utilização.
Durante a brincadeira muita conversa e discussões sobre qual imagem se referia a explicação correta, visto que o jogo possui frases similares que podem confundir os leitores pouco atentos.
Mas como toda a brincadeira, o que vale é participar para aprender bem o conteúdo, e após a leitura dos “pares” cada acerto foi marcado em cartaz, para que dessa forma pudessem após a diversão reconhecer os diferentes tipos, e até diferenciar eles entre si.
Toda brincadeira tem um fundo de aprendizagem, seja para compreender, fixar conteúdo, ou para trabalhar em equipe, aprendendo assim, que vivemos em sociedade e que todos precisam viver em união para crescer.
Os alunos da turma do 5º ano da escola municipal do Campo de Witmarsum, tem com uma das características a curiosidade e a vontade de aprender. Entre essas curiosidades foi apresentado a enorme quantidade de gêneros textuais presentes no nosso dia a dia.
O Gênero textual, são textos variados, que exercem uma função específica de acordo com o uso empregado no dia a dia. Podemos citar o verbete de dicionário, bula, e-mail, cartum, diário, notícia, fábula, bilhetes, cartas, poemas, receitas, contos, biografia, informativo, tirinhas, anedotas, entre outros.
Como forma de estudo para as avaliações externas, onde é importante o conhecimento dos gêneros textuais, foi trabalhado em sala um jogo de memória com diversos tipos de textos e para quê cada um se destina. Um conjunto de cartas com a imagem e o nome do gênero textual, e o seu respectivo par com a descrição completa e sua utilização.
Durante a brincadeira muita conversa e discussões sobre qual imagem se referia a explicação correta, visto que o jogo possui frases similares que podem confundir os leitores pouco atentos.
Mas como toda a brincadeira, o que vale é participar para aprender bem o conteúdo, e após a leitura dos “pares” cada acerto foi marcado em cartaz, para que dessa forma pudessem após a diversão reconhecer os diferentes tipos, e até diferenciar eles entre si.
Toda brincadeira tem um fundo de aprendizagem, seja para compreender, fixar conteúdo, ou para trabalhar em equipe, aprendendo assim, que vivemos em sociedade e que todos precisam viver em união para crescer.
Comentários
Postar um comentário