Eleições 2023!

Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A, Escola Municipal do Campo de Witmarsum


Exercer a cidadania é um direito de todos os cidadãos brasileiros, assim como diz a lei em que todos são iguais perante a lei.

Utilizando a 62ª vídeo aula do Vamos Ler, foi apresentado para a turma do 5º ano da Escola Municipal do Campo de Witmarsum a vídeo aula sobre Democracia: conheça mais sobre o nosso regime de governo.

Na apresentação do vídeo, muitas perguntas vieram à tona, como o presidente governa e qual a diferença com monarquia, todos podem votar, os alunos já podem exercer a cidadania, sobre como foi a ditadura ou quanto tempo o presidente pode ficar no mandato.

A conversação foi longa e muitas perguntas foram respondidas e após estudar com o material didático, promovemos um momento para treinar a cidadania. Assim como acontece nas eleições reais à governantes, várias regras foram repassadas, entre elas umas bem interessantes como é proibido comprar votos, não revelar o voto (pois é secreto) e se o candidato eleito for desonesto, os eleitores podem tirar o vencedor assim como ocorreu na história com os impeachments.

Preparado o dia, com cabina de votação, caderno de votação, mesários e é claro com os candidatos e eleitores. Após os “comícios” os alunos anotaram seus candidatos favoritos e foram para a urna. Esse ano contando com o voto em trânsito, por conta de um aluno afastado das atividades escolares por motivo de saúde, votou via WhatsApp.

Após todos irem a urna, hora de apurar os votos, então aquela emoção a cada voto contado. Eleitos os dois melhores alunos como representantes da turma do 5º ano de 2023, muita alegria, gritos, lágrimas de frustração e algazarra pela vitória da democracia em sala de aula.































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Dia da árvore em Witmarsum

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.