Geometria deliciosa

Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A. Escola Municipal do Campo de Witmarsum


No dia 27 de março as aulas de matemática da turma do 5º ano A da prof. Sandy, foram bem doces. Com gostinho de frutas de gelatina, apresentando assim o conteúdo novo da matriz curricular do respectivo ano.

Utilizando balinhas de goma açucaradas e palitos de dente, distribuindo para todos, os alunos foram montando triângulos, quadrados, pentágonos e outras figuras planas.

Após brincarem e de repetidas vezes falar para não comer as balinhas, pedi que colocassem mais palitos e utilizando de mais gominhas, formassem sólidos geométricos como cubo, pirâmide de base quadrada, triangular, e outros sólidos.

Nesse momento a colaboração dos colegas foi fundamental para segurar, encaixar e montar de forma correta o que ia sendo solicitado.

Depois utilizando da brincadeira gostosa fomos ligando o material utilizado com os termos corretos da aula de geometria, onde os palitos de dente que seguram o sólido geométrico são os segmentos de reta denominados ARESTAS, as balinhas de goma ou jujubas (como vários alunos diziam) são a ligação entre as arestas denominados VÉRTICES e o lado formado do sólido, que não é apenas o lado ou o formato de uma figura geométrica é sim denominada de FACE.

Claro que depois de tanta diversão e aprendizagem veio o comando de “PODE COMER!”, então aquela alegria de poder degustar do docinho depois de manusear foi fundamental para fixar o novo conteúdo.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Dia da árvore em Witmarsum

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.