Poloneses em Palmeira

AUTORA
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A

As turmas dos 5os anos da escola Municipal de Witmarsum, agora investigaram nossas raízes portuguesas, descobrindo que muitas coisas do nosso dia a dia são originárias dos portugueses.

Iniciando as pesquisas, a maior contribuição é a língua falada predominante no Brasil, mesmo sendo um pouco diferente com seus sotaques e jeitos do modo de falar de Portugal.

Após pedir aos alunos que pesquisassem contribuições, as informações foram as mais variadas possíveis e despertou muita curiosidade.

Entre elas, a religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Assim como o folclore brasileiro, também é de origem portuguesa a crença em seres fantásticos.

Na culinária, muitos dos pratos típicos brasileiros são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia. Um exemplo é a feijoada brasileira, resultado da adaptação dos cozidos portugueses. Outros pratos que os alunos descobriram foram o arroz doce, pão de Belém, o sonho, e a utilização de bacalhau na culinária.

E na arquitetura, a investigação ganhou cor e formas, na descoberta de pintar as casas com cores vivas e a produção de azulejos portugueses. Assim os alunos produziram cartazes para mostrar o quanto os portugueses tem de influência no nosso país.

E para dar vida aos cartazes utilizou-se uma técnica de xilogravura para fazer “azulejos” nas bordas dos cartazes. Valorizando assim esse grande tesouro.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Dia da árvore em Witmarsum

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.