Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.

AUTORA
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A

As turmas dos 5os anos da escola Municipal de Witmarsum, com os estudos sobre as contribuições de imigrantes no nosso município, participaram de uma aula super gostosa.

Além de conhecer sobre a cultura italiana e russo-alemã estão aprendendo sobe o que é patrimônio. Como destaca Cecília Londres “Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia”

Nessa aula trouxemos o modo de preparo de dois patrimônios imateriais de Palmeira; a Gengibirra e o pão no bafo. Os alunos aprenderam como era feito a gengibirra caseira, e que atualmente a fábrica da família Cini que está situada em São Jose dos Pinhais. Essa bebida é de origem italiana onde a base é o gengibre que fermenta, gerando o gás do refrigerante. Foi de grande surpresa descobrir que essa bebida teve sua origem aqui em nosso município, e hoje conhecida e todo Brasil.

Trouxemos também os ingredientes e modo de preparo do pão no bafo, que é um prato típico da região que é feito com carne de porco, repolho ou couve, onde é “assado” o pão no vapor produzido pelos vegetais. Esse prato foi tombado como Patrimônio Imaterial de Palmeira e tem sua origem nos russos alemães que saindo da Rússia no Brasil não tinham muitos alimentos e utilizando os recursos criaram esse prato que agrada a muitos.

Explicado o preparo, foi a hora de degustar a iguaria. Muitos dos alunos não conheciam e a partir da degustação comentaram que gostaria de comer mais, por ser algo muito gostoso, e um alimento que une, carne, vegetais e o pão.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Dia da árvore em Witmarsum