Praticando a cidadania!

AUTORA
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A

Os alunos da escola Municipal de Witmarsum, mesmo faltando alguns anos para participar das decisões políticas do nosso país, já aprenderam a importância do voto.

A partir do conteúdo da disciplina de história, do currículo direitos e deveres, aprenderam que o voto nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje, mas que com muitas lutas e conquistas hoje todos podem votar. Assim todo cidadão brasileiro entre 18 anos a 70 anos o voto é obrigatório, e os jovens entre 16 a 17 anos e idosos acima de 70 anos o voto é facultativo.

Nessa dinâmica em sala de aula, alguns alunos se candidataram ao cargo de Representante de turma, sendo o mais votado o primeiro representante e o segundo colocado o vice. Os candidatos passaram pelo comício, onde deveriam passar à turma suas propostas e melhorias para a sala de aula, e claro contar com a simpatia da turma. Nesse comício os eleitores puderam fazer perguntas para testar os candidatos, conhecendo o representante que iria governar durante o ano letivo do 5º ano.

Após as conversas, e reflexões deu-se início às eleições 2022. Com direito a urna (não eletrônica, ainda estamos no voto no papel) livro com nome completo dos eleitores, mesário, e presidente de sessão.

Completado a votação a hora mais aguarda pelos candidatos e os eleitores, a apuração dos votos, cada voto foi contado e registrado no quadro, falado em voz alta para que todos pudessem estar cientes da importância do momento.

Ao final da apuração, comemorou-se a vitória das duas candidatas mais votadas, prometendo fazer uso correto do cargo público que estavam se dispondo a participar.

Assim todos os alunos aprenderam que tem em suas mãos uma poderosa arma para mudar o futuro, conhecer o candidato, usar o voto, e cobrar dos eleitos as promessas e melhorias para os cidadãos a quem eles confiaram.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Dia da árvore em Witmarsum

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.