Poloneses em Palmeira

AUTORA
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A

As turmas dos 5os anos da escola Municipal de Witmarsum, continuam as investigar as origens do município de Palmeira. Agora mergulharam na cultura polonesa.

A partir do século XIX (entre 1801 a 1900) o Brasil abriu as portas para imigrantes, vieram os ucranianos, poloneses, alemães e italianos. No século XX com o fim da escravidão, o governo ofereceu incentivos aos imigrantes e chegaram os sírio-libaneses (árabes), russos, judeus e japoneses. Muitos vieram em busca de novas oportunidades.

A aprendizagem está se baseando a partir do livro “Uma pitada da nossa história, em almanaque” e as várias das histórias ali contadas fazem parte do “Chá com história” onde foram entrevistados vários personagens participantes da história de Palmeira.

Nesse capítulo os alunos descobriram que foram os imigrantes poloneses que trouxeram as primeiras batatas para serem cultivadas aqui. Outro assunto relevante, foi a parte das festividades, a religiosidade era muito forte, e as festas de casamentos duravam 3 dias, com muita diversão. Algo que chamou a atenção dos alunos, era o capricho e cuidado com as casas em época de festas. Como não se tinha muito dinheiro para comprar enfeites, os poloneses faziam rendas de papel imitando rendas de tecido.

Essa parte das rendas estimulou os alunos a fazerem o mesmo, para enfeitar o cartaz produzido sobre a colonização polonesa no nosso município.

E mais uma curiosidade sobre os poloneses, é a pintura de ovos de galinha com todo o cuidado formando belos desenho. Essa pintura é chamada de PESSANKA. Uma prática que até hoje descendentes tem a tradição de fazer.

Os alunos então compararam essa pintura com a tradição local aqui na Colônia Witmarsum, onde pintam ou decoram os ovos de páscoa com todo tipo de material artístico para colocar doces para o dia da páscoa ou até para fazer a “arvore de páscoa”.

As descobertas sobre os imigrantes formadores do município são tantas, que os alunos estão super empolgados com as curiosidades das próximas etnias.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Pirâmide sanduíche – aprendendo a comer de verdade.