Aprendendo as frações – a divisão

AUTORA
Professora Jenifer Lorena Riffert, 5º anos A e B

Conteúdo: Operações de Multiplicação e divisão no conjunto dos números naturais e racionais: algoritmos e estratégias pessoais.

Frações: relações parte/todo.

Frações decimais: 1/10, 1/100 e 1/1000

Problemas envolvendo equivalência de frações.

Todos nós sabemos a importância de aprendermos as operações básicas, pois elas são essenciais em nosso dia a dia, seja no somar o valor de produtos no mercado, subtrair para descobrirmos o troco que precisamos entregar, ou uma forma mais rápida de sabermos quantos doces temos em duas ou três caixas... e é claro, a temida divisão, mas que é essencial para entendermos quantos pedaços de bolo cada um dos alunos pode comer.

E foi assim que as duas turmas de 5º ano da escola iniciaram seus aprendizados sobre a divisão e que futuramente se transformaria em fração: fazendo um bolo de chocolate, calculando seus ingredientes e logo depois de pronto, dividindo o bolo em partes iguais. Foi uma manhã muito divertida, cheinha de aprendizados, pois quem aqui não curte um bolo de chocolate?

Mas é claro que esse era só o começo sobre a divisão... descobrimos que as divisões nem sempre são exatas, ou seja, sobra o resto, e como utilizamos o método longo, necessitamos estar com a tabuada na ponta da língua e ainda os passos da conta de subtração precisam estar bem memorizados, para então chegarmos ao resultado correto.

Então chegou o momento em que as frações apareceram e logo fomos entender melhor sobre essa forma de divisão. Buscando o aprendizado relevante, de modo a não esquecermos, começamos com os discos de fração, estes que estão divididos em inteiro, 2 meios, 3 terços, 4 quartos, 5 quintos, 6 sextos, 7 sétimos, 8 oitavos, 9 nonos e 10 décimos, como pequenas pizzas divididas em pequenos pedaços. Com esse material, além de visualizarmos como funciona a fração, conseguimos entender também a ideia de todo e suas partes considerando os números em geral.

Como exemplos, usamos o faz de conta: imaginando que cada disco é uma pizza dividida em vários pedaços e eu gostaria de colocar azeitonas nesses pedaços, inventamos situações problemas para entendermos a ideia de fração. Um exemplo foi: eu tenho 20 azeitonas e preciso dividir igualmente nos pedaços de uma pizza de 10 fatias, quantas azeitonas vão em cada pedaço? Quantas azeitonas representam 2/10 do total de azeitonas?

Entendido esta parte, os alunos partiram para a resolução de problemas envolvendo frações, e esta atividade ficou muito mais leve e interessante.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Pirâmide sanduíche – aprendendo a comer de verdade.