Cooperativismo em cooperativas
Professora Ana Quéren do Valle dos Santos, 4º ano. Escola Municipal do Campo de Witmarsum.
A atividade teve como objetivo introduzir os alunos ao conceito de cooperativismo, partindo do entendimento prévio de “cooperação” e relacionando esse conhecimento com a realidade em que vivem, uma vez que a maioria reside em colônia rural onde as cooperativas exercem papel predominante. Além disso, buscou-se estimular habilidades de leitura, escrita, reflexão crítica e trabalho em equipe.
No início os alunos foram questionados sobre o que entendiam por “cooperativismo”. As primeiras respostas mostraram associação direta à ideia de cooperação. Após o levantamento prévio, foi realizada a exibição de duas videoaulas do projeto Vamos Ler, abordando:
Os alunos também participaram de um diálogo coletivo, destacando as principais características do cooperativismo e em duplas, os estudantes elaboraram textos explicando, com suas próprias palavras, o que haviam compreendido sobre o tema. Para consolidar os aprendizados, a turma participou de jogos de tabuleiro temáticos, como a Trilha do Cooperativismo.
Os alunos demonstraram grande interesse pelos vídeos, principalmente por perceberem a ligação com a realidade de sua comunidade.
A atividade teve como objetivo introduzir os alunos ao conceito de cooperativismo, partindo do entendimento prévio de “cooperação” e relacionando esse conhecimento com a realidade em que vivem, uma vez que a maioria reside em colônia rural onde as cooperativas exercem papel predominante. Além disso, buscou-se estimular habilidades de leitura, escrita, reflexão crítica e trabalho em equipe.
No início os alunos foram questionados sobre o que entendiam por “cooperativismo”. As primeiras respostas mostraram associação direta à ideia de cooperação. Após o levantamento prévio, foi realizada a exibição de duas videoaulas do projeto Vamos Ler, abordando:
- O que é cooperativismo;
- Como funciona uma cooperativa.
Os alunos também participaram de um diálogo coletivo, destacando as principais características do cooperativismo e em duplas, os estudantes elaboraram textos explicando, com suas próprias palavras, o que haviam compreendido sobre o tema. Para consolidar os aprendizados, a turma participou de jogos de tabuleiro temáticos, como a Trilha do Cooperativismo.
Os alunos demonstraram grande interesse pelos vídeos, principalmente por perceberem a ligação com a realidade de sua comunidade.
Comentários
Postar um comentário