Jornal da turma
Professora Ana Quéren do Valle dos Santos, 4º ano. Escola Municipal do Campo de Witmarsum.
Após a leitura de uma matéria publicada no Jornal da Manhã — dia 22 de março, seção do projeto "Vamos Ler", intitulada "Preservação ambiental é tema de atividades na cidade de Palmeira" —, os alunos, que eram protagonistas da notícia, sentiram-se motivados a debater sobre o tema abordado. Durante o debate, surgiu a ideia/proposta de criação de um jornal da própria turma.
Diante da iniciativa dos alunos, foi iniciado o projeto de confecção do jornal. Primeiramente, realizamos leituras de jornais e matérias diversas, a fim de proporcionar aos alunos um maior contato com o gênero jornalístico e suas características estruturais.
Em seguida, os alunos foram incentivados a realizar pesquisas na biblioteca da escola, ampliando seus repertórios de informações e ideias para a produção textual. Durante uma roda de conversa, os próprios alunos definiram, de forma coletiva, os elementos que fariam parte do jornal da turma. Entre os itens acordados estavam:
• Uma coluna para aniversariantes;
• Avisos sobre eventos da comunidade escolar;
• Descrição dos feriados do mês e a explicação sobre a importância de cada um.
A atividade foi concluída com a confecção do jornal da turma, proporcionando momentos de grande aprendizado e protagonismo estudantil. Para tornar o projeto ainda mais especial, organizamos um concurso para a escolha da melhor capa, reforçando o envolvimento e a criatividade dos alunos.
Após a leitura de uma matéria publicada no Jornal da Manhã — dia 22 de março, seção do projeto "Vamos Ler", intitulada "Preservação ambiental é tema de atividades na cidade de Palmeira" —, os alunos, que eram protagonistas da notícia, sentiram-se motivados a debater sobre o tema abordado. Durante o debate, surgiu a ideia/proposta de criação de um jornal da própria turma.
Diante da iniciativa dos alunos, foi iniciado o projeto de confecção do jornal. Primeiramente, realizamos leituras de jornais e matérias diversas, a fim de proporcionar aos alunos um maior contato com o gênero jornalístico e suas características estruturais.
Em seguida, os alunos foram incentivados a realizar pesquisas na biblioteca da escola, ampliando seus repertórios de informações e ideias para a produção textual. Durante uma roda de conversa, os próprios alunos definiram, de forma coletiva, os elementos que fariam parte do jornal da turma. Entre os itens acordados estavam:
• Uma coluna para aniversariantes;
• Avisos sobre eventos da comunidade escolar;
• Descrição dos feriados do mês e a explicação sobre a importância de cada um.
A atividade foi concluída com a confecção do jornal da turma, proporcionando momentos de grande aprendizado e protagonismo estudantil. Para tornar o projeto ainda mais especial, organizamos um concurso para a escolha da melhor capa, reforçando o envolvimento e a criatividade dos alunos.
Comentários
Postar um comentário