Eu no mundo

Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A, Escola Municipal do Campo de Witmarsum


Na volta as aulas do mês de fevereiro os alunos da turma do 5º ano A, nas aulas de geografias todos estavam muito curiosos com os novos conteúdos a serem aprendidos. Sendo as primeiras aulas da disciplina, brincamos de encontrar países no mapa mundial, encontrar países no mapa da América do Sul, encontrar capitais no mapa do Brasil político.

Muitas curiosidades em relação a lugares, climas, povos e até em relação à guerra na Ucrânia, uma ótima atividade para explicar aos alunos onde moramos e nosso papel na importância de fatos mundiais.

A conversação foi muito longa e bem animada, então como atividade proposta foi entregue a cada aluno sete círculos de tamanhos e cores diferentes. No círculo maior, foi colado uma imagem impressa do mapa mundial, nessa imagem os alunos encontraram e pintaram o país a qual pertencemos, o Brasil.

No círculo de tamanho sequente, utilizando carimbos didáticos, foi carimbado o mapa da América do Sul, encontrando também o Brasil e colorindo o país. No próximo círculo, carimbamos o mapa do Brasil dividido em estados, onde os alunos deveriam de encontrar o estado em que moramos, o Paraná. No próximo, foi carimbado os estados da região sul do Brasil, onde localizando a capital do Paraná, Curitiba, marcaram um “X” pois próximo a capital paraense localiza-se o nosso município.

No outro círculo utilizando um carimbo da região do município de Palmeira e divisas, os alunos encontraram a localidade da Colônia Witmarsum. No penúltimo círculo cada aluno colou o brasão da bandeira da Colônia e escreveu o bairro em que morra com a sua família, e finalmente no último círculo, além de escrever seu nome as crianças fizeram lindos autorretratos.

Como foi relevante trabalhar esse tema, e entender que o EU, bairro, cidade, estado, país, continente fazem parte do planeta Terra, e tudo isso de um enorme universo.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Dia da árvore em Witmarsum

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.