Pirâmide sanduíche – aprendendo a comer de verdade.
AUTORA
Professora Jenifer Lorena Riffert, 5º anos A e B
Conteúdo: Alimentação: grupos Alimentares – necessidades nutricionais - hábitos alimentares saudáveis.
Importância da Alimentação para promoção e manutenção da saúde.
Distúrbios nutricionais: obesidade, subnutrição etc.
Saúde física e mental: atividade física, repouso e lazer.
Novamente as professoras Jenifer e Sandy se juntam, e alguma atividade diferente vem aí...
Desta vez, buscando mostrar na prática maneiras mais saudáveis de se viver, os alunos das duas turmas de 5º ano Da Escola Municipal do Campo de Witmarsum, tiveram durante quatro aulas de Ciências Naturais, experiências muito enriquecedoras com relação a sua alimentação.
Mas antes de chegar na alimentação, os alunos tiveram a ilustríssima presença de um boneco, chamado Romeu, que auxiliou nas duas turmas, nas aulas sobre o sistema digestório. Com ele, puderam analisar cada parte dos sistemas do corpo humano, além de ver na prática o caminho que a comida faz dentro do nosso corpo. Feito isso, chegou o momento de entender a importância do que escolhemos e como nossas escolhas afetam todo nosso organismo,
Durante as duas primeiras aulas desta sequência didática, os alunos utilizaram seu material de apoio, o livro didático, para entender na teoria a importância de cada alimento. Estudamos as proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, gorduras, açucares... Apesar de termos nossas preferências alimentares, foi possível entender que cada nutriente tem sua importância em nosso funcionamento pleno.
Aprendemos, por exemplo, que existem vitaminas que só são absorvidas com a ajuda das gorduras, e que mesmo elas nos ajudando, precisamos equilibrar nossa alimentação para não estocar em nossas “dobrinhas” e desencadearmos diversos problemas, como a obesidade.
Além disso, entendemos as funções dos alimentos, percebendo que existem aqueles que constroem e reconstroem nosso organismo, aqueles que dão energia para podermos correr, brincar, respirar e até mesmo dormir. Outros são importantes para a manutenção do funcionamento do corpo, para que tudo funcione direitinho, sem problemas, além de auxiliarem na defesa contra aqueles invasores que podem provocar doenças, como bactérias e vírus.
Mas apesar de sabermos que precisamos comer um pouco de cada coisa, faltava entender a quantidade, afinal, equilíbrio na escolha do quanto e o que devemos comer é fundamental. Aí vimos a pirâmide alimentar, ilustrando bem sobre as porções adequadas de cada alimento. Para ficar mais interessante, tivemos que buscar em jornais, revistas, livros, os alimentos que estudamos e a colocação deles na pirâmide. Foi uma atividade divertida... ainda mais que só percebemos que fora a comida, também precisávamos de algo essencial: a água, além dos exercícios físicos que devem ser praticados diariamente.
Aqui, quando a professora perguntou sobre quem praticava exercícios, foi interessante perceber que praticamente todos gastam seu tempo ou energia em alguma atividade, esporte ou brincadeira...vídeo game por aqui não tem vez.
Finalizando com chave de ouro, faltava a prática... e falando em alimentação, por que não construir uma pirâmide sanduíche? Cada aluno trouxe algo de casa, e montamos um sanduíche com elementos de quase todas as categorias: a base da pirâmide, o carboidrato: pão, proteína: presunto, vitaminas e sais minerais: pepino, alface, tomate, cenoura, gordura: maionese. Para completar teve suco natural, e no 5º ano A rolou até uma salada de frutas.
Como resultado desta atividade, recebemos relatos de mães comentando sobre mudanças de hábitos, pelo simples fato de experimentar algo novo ou desconhecido na escola, teve gente que passou a trazer sanduíche natural mais vezes na lancheira e teve aqueles que deram exemplo para outros colegas e familiares sobre como podemos nos cuidar para viver mais e melhor.
Professora Jenifer Lorena Riffert, 5º anos A e B
Conteúdo: Alimentação: grupos Alimentares – necessidades nutricionais - hábitos alimentares saudáveis.
Importância da Alimentação para promoção e manutenção da saúde.
Distúrbios nutricionais: obesidade, subnutrição etc.
Saúde física e mental: atividade física, repouso e lazer.
Novamente as professoras Jenifer e Sandy se juntam, e alguma atividade diferente vem aí...
Desta vez, buscando mostrar na prática maneiras mais saudáveis de se viver, os alunos das duas turmas de 5º ano Da Escola Municipal do Campo de Witmarsum, tiveram durante quatro aulas de Ciências Naturais, experiências muito enriquecedoras com relação a sua alimentação.
Mas antes de chegar na alimentação, os alunos tiveram a ilustríssima presença de um boneco, chamado Romeu, que auxiliou nas duas turmas, nas aulas sobre o sistema digestório. Com ele, puderam analisar cada parte dos sistemas do corpo humano, além de ver na prática o caminho que a comida faz dentro do nosso corpo. Feito isso, chegou o momento de entender a importância do que escolhemos e como nossas escolhas afetam todo nosso organismo,
Durante as duas primeiras aulas desta sequência didática, os alunos utilizaram seu material de apoio, o livro didático, para entender na teoria a importância de cada alimento. Estudamos as proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, gorduras, açucares... Apesar de termos nossas preferências alimentares, foi possível entender que cada nutriente tem sua importância em nosso funcionamento pleno.
Aprendemos, por exemplo, que existem vitaminas que só são absorvidas com a ajuda das gorduras, e que mesmo elas nos ajudando, precisamos equilibrar nossa alimentação para não estocar em nossas “dobrinhas” e desencadearmos diversos problemas, como a obesidade.
Além disso, entendemos as funções dos alimentos, percebendo que existem aqueles que constroem e reconstroem nosso organismo, aqueles que dão energia para podermos correr, brincar, respirar e até mesmo dormir. Outros são importantes para a manutenção do funcionamento do corpo, para que tudo funcione direitinho, sem problemas, além de auxiliarem na defesa contra aqueles invasores que podem provocar doenças, como bactérias e vírus.
Mas apesar de sabermos que precisamos comer um pouco de cada coisa, faltava entender a quantidade, afinal, equilíbrio na escolha do quanto e o que devemos comer é fundamental. Aí vimos a pirâmide alimentar, ilustrando bem sobre as porções adequadas de cada alimento. Para ficar mais interessante, tivemos que buscar em jornais, revistas, livros, os alimentos que estudamos e a colocação deles na pirâmide. Foi uma atividade divertida... ainda mais que só percebemos que fora a comida, também precisávamos de algo essencial: a água, além dos exercícios físicos que devem ser praticados diariamente.
Aqui, quando a professora perguntou sobre quem praticava exercícios, foi interessante perceber que praticamente todos gastam seu tempo ou energia em alguma atividade, esporte ou brincadeira...vídeo game por aqui não tem vez.
Finalizando com chave de ouro, faltava a prática... e falando em alimentação, por que não construir uma pirâmide sanduíche? Cada aluno trouxe algo de casa, e montamos um sanduíche com elementos de quase todas as categorias: a base da pirâmide, o carboidrato: pão, proteína: presunto, vitaminas e sais minerais: pepino, alface, tomate, cenoura, gordura: maionese. Para completar teve suco natural, e no 5º ano A rolou até uma salada de frutas.
Como resultado desta atividade, recebemos relatos de mães comentando sobre mudanças de hábitos, pelo simples fato de experimentar algo novo ou desconhecido na escola, teve gente que passou a trazer sanduíche natural mais vezes na lancheira e teve aqueles que deram exemplo para outros colegas e familiares sobre como podemos nos cuidar para viver mais e melhor.
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