O começo da história!

AUTORA
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A

As turmas dos 5os anos da escola Municipal de Witmarsum, mergulharam na história de como tudo começou no município de Palmeira.

Essa investigação teve a contribuição de um livro produzido pela Secretaria Municipal de Educação e idealizado por Ana Paula Marques, secretária de educação na época de produção do livro “Uma pitada de nossa história, em almanaque”. O livro foi relevante para várias descobertas e sequencia de aprendizagens.

Aprendeu-se que no princípio de tudo os primeiros habitantes dessas terras foram índios das tribos Kaigangs.

Depois com a descoberta do Brasil pelos portugueses, enquanto o Brasil era dividido pelo Tratado de Tordesilhas, as terras Palmeirenses pertenciam ao governo de Portugal, Francisco Luiz de Oliveira recebeu a Sesmaria da Palmeira, e vendeu a seu cunhado, o Tenente Manoel José de Araújo e sua esposa Dona Ana Maria da Conceição de Sá. Que denominaram o local primeiramente como Rincão da Cria, provavelmente devido a criação de muares que existia no local. Dessa forma realizaram ali a construção de uma casa em estilo português e denominaram o local como Fazenda Palmeira, devido a um capão de palmeiras.

O dono da fazenda Palmeira, Manoel José de Araújo fez a doação de um pedaço de suas terras ao padre Antônio Duarte dos Passos para a construção da Igreja Matriz, na data de 07 de abril de 1819, considerada a data de aniversário do município. A partir da construção da igreja a população começou a se fixar no povoado.

Conta-se que o núcleo central de Palmeira surgiu as margens do histórico caminho de Sorocaba-Viamão utilizada pelos tropeiros, sendo ali pouso e curral de gado. Assim como Palmeira, muitos outros povoados surgiram na região dos Campos Gerais devido a essa forma econômica no século XVIII.

Os alunos então se debruçaram em estudo sobre todas essas histórias, e para conhecerem melhor os locais estudados fizeram uma visita guiada a praça da Igreja Matriz, Palácio da Viscondessa, o Museu histórico de Palmeira, onde confirmou-se tudo o que foi estudado.

Os alunos ficaram encantados com tantos detalhes, descobertas e que a nossa história não está apenas no passado nos livros de história, e sim viva no povo que hoje é Palmeira.

E essas descobertas não param por aí, a turma dos 5os, ainda tem muitas histórias a contar.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Dia da árvore em Witmarsum

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.