Conhecendo a história da Independência do Brasil!

AUTORA
Professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Prof. Sandy), 5º ano A

Nos dias 5 e 6 de setembro os alunos do 5º ano da escola Municipal de Witmarsum, estudaram os registros históricos que culminou no GRITO DO IPIRANGA.

Os docentes assistiram ao vídeo com o hino a Independência do Brasil, e refletiram sobre o verso “Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil” na reflexão entendeu-se que o povo brasileiro queria apenas a liberdade.

Mas como entender o momento histórico do brado da Independência sem compreender a história que antecede a liberdade?

Explicando, então, que o momento histórico foi consequência direta da chegada da família imperial ao Brasil, em 1808. Medida que D. João IV tomou para escapar das tropas francesas lideradas por Napoleão Bonaparte. Vindo para o Brasil toda corte e elite portuguesa, o país tem um crescimento econômico, educacional e cultural alavancado. O Brasil é elevado a Reino de Portugal, e em 1820 estoura a Revolução Liberal do Porto, onde os portugueses exigem o retorno do rei ao seu trono e local de reinado.

D. João IV deixa seu filho D. Pedro I como príncipe regente, e volta ao trono de Portugal, mas sem conseguir reverter os benefícios deixados no Brasil. Gerando então insatisfação ao povo brasileiro. Assim os estreitos laços entre Portugal e Brasil foram se tornando cada vez mais impossíveis de se manter. Então na volta da viagem a São Paulo, no dia 7 de setembro às margens do rio Ipiranga, D Pedro I ao receber uma carta de seu pai ordenando a volta do príncipe à corte portuguesa, o regente com o apoio da elite brasileira ergue a espada e dá o Grito da independência do Brasil.

Conhecendo então a situação política do país na época, foi mais fácil entender os versos do Hino à Independência. Trabalhando a interpretação da história relatada, os alunos literalmente vestiram a camisa e vieram para a escola orgulhosos e cheios de patriotismo pelo Brasil.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação de Gengibirra e Pão no bafo.

Estudo e opinião sobre períodos históricos do Brasil

Pirâmide sanduíche – aprendendo a comer de verdade.